O Espetacular Homem-Aranha

imagem de Jana
Enviado por Jana em qua, 07/04/2012 - 12:20

 

Em um passado não muito distante, mais precisamente em 2002, multidões iam aos cinemas, incluindo esta que aqui escreve, para ver a versão cinematográfica das histórias em quadrinhos de O Homem-Aranha, dirigido por Sam Raimi, estrelando o jovem Tobey Maguire, e que deu origem a uma franquia. Podemos pensar que apenas dez anos não é tempo suficiente para que se reinicie uma franquia do mesmo super-herói, mas se fizermos um comparativo dos Batmans de Michael Keaton, Val Kilmer e George Clooney para o de Christian Bale, isso aconteceu em um intervalo de tempo um pouco menor e, acredito que tenha funcionado muito bem, obrigada!  

A ideia para este O Espetacular Homem-Aranha é de se fazer um novo filme que recrie suas origens, um reboot. A história nos traz um jovem Peter Parker (Andrew Garfield) que assistiu a seus pais fugirem após tê-lo deixado com os tios Ben (Martin Sheen) e May (Sally Field). Eles jamais voltaram. Anos mais tarde, Peter procura o cientista ex-colega de seu pai, Curt Connors (Rhys Ifans), encontrando-o nos laboratórios da Oscorp, onde é picado por uma aranha que dá super-poderes a ele, transformando a vida do então adolescente Peter Parker. 

A temática já é conhecida, o que faz com que a atração aqui não caia sobre a surpresa do plot, mas na maneira com que o filme é feito, e acredito que o que faz este longa funcionar é o toque mais pessoal dado ao roteiro. A força de O Espetacular Homem-Aranha reside em seus personagens, explorados de forma mais humanizada, verossímil e dramática. O filme foca mais em um Parker adolescente com problemas emocionais, que anda de skate e usa capuz, do que no herói Aranha. Mas os momentos clássicos estão lá: a famosa picada da aranha, a descoberta de novos poderes e a morte do tio Ben. Também temos a sempre presente pontinha de Stan Lee, que aqui rouba a cena, fazendo a melhor participação EVER!

Em se falando das atuações, Andrew Garfield, recentemente visto em A Rede Social, faz um ótimo trabalho ao compor um Peter Parker tímido, solitário, socialmente mal-ajustado e sensível, que se mostra desconfortável até no olhar para as pessoas e falar, o que faz mais sentido para o personagem do que ser um completo nerd. Garfield também trabalhou maravilhosamente no sotaque Americano, que apesar de ter nascido em Los Angeles, cresceu na Inglaterra. Sua atuação é mais realista, e ele recebe uma ajudinha do roteiro ao ser também mais fiel à HQ, como por exemplo, ao ter que inventar seus atiradores de teia, presos aos pulsos. Completando o bom trabalho de Garfield está Emma Stone, que diferentemente da Mary Jane de Kirsten Dunst, nos apresenta uma Gwen Stacy forte, corajosa e bem-humorada. A química apresentada pelo casal faz com que o filme tenha uma pegada romântica maior, mas sem melodrama. 

               

Do ponto de vista mais técnico, O Espetacular Homem-Aranha possui uma direção de arte inteligente, principalmente nas cenas que envolvam ciência e tecnologia, os laboratórios da Oscorp são de um visual excelente. Palmas também para as fluídas sequências de ação, seja nos pulos do Aranha por Manhattan pendurado em suas teias, ou Peter testando seus poderes com seu skate em um galpão abandonado. Quanto ao 3D, bem, ainda tenho minhas restrições quanto ao 3D de um modo geral, mas diria que ele funciona bem aqui.

Mas nem tudo são flores para o novo Aranha, como todo o filme de super-herói que se preze, precisamos de um vilão, e aqui reside o ponto mais fraco do longa. O lagarto de Rhys Ifans não convence muito, seja tanto pela atuação quanto pelo visual que resulta num falho misto de Hulk com rabo e garras. O filme também possui uma duração além da necessária, com duas horas e vinte minutos, cansa um pouco, mas sem se tornar extremamente cansativo. 

Assim, O Espetacular Homem-Aranha mostra-se um interessante filme de super-herói, bem dirigido e atuado, onde história e ação têm o mesmo peso. Não é tão bom quanto se esperava, mas também não tão ruim quanto se temia.

Poltronas 

4

Comentar

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
5 + 13 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.